Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Certamente vocês já devem ter ouvido falar de Ambiente Virtual de Aprendizagem, chamado AVA. O AVA são sistemas instrucionais baseados em computador, que possibilitam um espaço de aprendizagem, interação, comunicação e cooperação. Esses ambientes utilizam recursos digitais (ferramentas) para propiciar a aprendizagem; tem uma organização pedagógica definida, onde há  o desenvolvimento de condições e estratégias de aprendizagem em um espaço virtual na Internet. O objetivo do AVA é maximizar as possibilidades de interação entre os participantes de um grupo, a fim de que seja possível o desenvolvimento de ações compartilhadas, onde todos são simultaneamente professores e alunos, de acordo com as referências teóricas pesquisadas no curso de capacitação em EAD, que estou atualmente realizando na PUCRS e que estou achando muito interessante.
Portanto, no meu entendimento os ambientes virtuais de aprendizagem favorecem o aprendizado e oportunizam  o contato e aquisição de novos conhecimentos.
Para complementar, Santos (2003) afirma que "um ambiente virtual é um espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem potencializando assim, a construção de conhecimentos, logo a aprendizagem". Para o autor,  "todo ambiente virtual é um ambiente de aprendizagem, se entendermos aprendizagem como um processo sócio-técnico onde os sujeitos interagem na e pela cultura sendo esta um campo de luta, poder, diferença e significação, espaço para construção de saberes e conhecimento". 
Para quem deseja aprender e ter contato com o ambiente virtual, é importante conhecer e adaptar-se as novas tecnologias tão difundidas atualmente nas Comunidades Virtuais da Internet.
Bom proveito!

SANTOS. Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livre, plurais e
gratuitas. In: Revista FAEBA, v.12, no. 18.2003
Para maiores informações, sugiro alguns links:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário